segunda-feira, janeiro 15, 2007

Segunda-feira

Maravilha, mais uma segunda-feira que, pra variar, já não começou direito. Essa idéia de que a segunda-feira é o pior dia da semana é mais velha que o mundo, mas não poderia ser mais verdadeira. Mas por que diabos a segunda-feira é mesmo o pior dia da semana? Ah, o duende vai dizer: "Elementar, meu caro Grumpy. É o pior dia porque é o primeiro dia útil da semana e você sabe que além dela, ainda terá mais quatro dias de trabalho antes de chegar ao abençoado fim de semana". Pois não tem nada a ver com isso. A segunda-feira é ruim mesmo, por natureza. Tem algo de malévolo, quase sobrenatural.
Mas deve existir alguma explicação racional (mesmo que psicológica) para isso. Poderia ser que como você acabou de sair do fim de semana, está em outro ritmo, mais leve. Desacostumado em acordar mais cedo e ter que começar o dia trabalhando, ao invés de fazendo qualquer outra coisa mais agradável.
Ou quem sabe, você curtiu demais o fim de semana, pegou praia durante o dia e balada durante a noite, foi dormir tarde e quis acordar cedo para aproveitar o Sol. Segunda-feira você estaria mais cansado e indisposto para trabalhar, o que explicaria o "dia ruim".
Ou ainda, como você passou dois dias inteiros (sábado e domingo) sem resolver problemas, eles acabaram se acumulando, e é então na segunda-feira que você vai ter que resolvê-los todos de uma só vez.
Eu já prefiro a explicação de que todos os seus chefes e colegas de trabalho passam o final de semana inteiro pensando em maneiras diversas de tornar a sua segunda-feira o dia mais miserável de toda a sua semana. Aí sim está uma explicação plausível.
Mas o fato é que a segunda-feira tem um espírito próprio, e age por conta própria para fazer dela mesma o pior dia da semana. Às vezes ela amanhece chuvosa e, obviamente com todas aquelas perturbações tradicionais que um dia chuvoso pode causar. Em outros momentos ela amanhece um lindo dia ensolarado. E aí você passa o dia inteiro olhando para a janela imaginando como seria bom estar na praia, enquanto trabalha tediosamente.
No verão você terá segundas-feiras quentíssimas, que farão com que você se sinta miserável, vestido em suas roupas de trabalho. No inverno, elas serão frias e você vai desejar do fundo de sua alma que pudesse ficar só mais cinco minutos debaixo daquele edredom quentinho.
O fato é que é impossível que uma segunda-feira seja boa. Talvez exista algum deus da segunda-feira que age incansavelmente para fazer com que elas sejam sempre ruins.
Ou quem sabe é apenas porque... segunda-feira é uma droga mesmo.

Nenhum comentário: