sexta-feira, junho 29, 2007

Dormir para quê?

   Ontem fiquei trabalhando até as 7:00 da manhã (como de costume) e quando estava me preparando para ir dormir parei em frente à janela e percebi o céu tornando-se azulado, indicando que o Sol já estava nascendo. Como não estava realmente com sono comecei a pensar que seria bom pegar o carro e dirigir até a praia para ver o Sol nascer lá. E aí comecei a pensar, que desperdício é dormir. Se não precisasse gastar 8 horas (ou 6 ou menos, no meu caso) por dia dormindo, quantas coisas mais poderia fazer. Poderia, com certeza, ir até a praia e ver o Sol nascer.
   Nessa torrente de pensamentos onde uma coisa vai levando a outra, comecei a meditar sobre o assunto. Me ocorreu que, todo o esquema do dia ter 24 horas não faz muito sentido. Se Deus quisesse que dormíssemos 8 horas todos o dias, deveria ter feito o dia com 32 horas então. Aí sim, seria muito mais lógico. E aí então percebi, não se trata do número de horas dormindo ou acordado. É a proporção! 8 horas em 24 é um terço! Um terço inteiro do nosso dia, jogado fora. Não é à toa que ninguém tem tempo para nada hoje em dia.
   Digamos que você viva 75 anos (o que é uma média razoável para os dias de hoje). Aí você vai contar para os seus netos que está tranqüilo, pois viveu uma vida completa, 75 anos inteiros e bem vividos. Que grande lorota! A quem você está querendo enganar? Pois bem, meu caro, você não viveu mais do que 50 anos. Porque durante 25 anos inteiros você estava dormindo. Sim, dormindo! 25 anos!! Um terço da sua vida.
   Tem alguma coisa seriamente errada com essa planejamento divino aí. Sinceramente, se era pra isso, eu preferiria que Deus tosasse logo de uma vez um terço da nossa vida, em anos, e não nos obrigasse a dormir esses 25 anos parcelados, um pouquinho a cada dia. Faça-nos viver 50 anos bem vividos acordados, e depois que morrermos então poderemos dormir o quanto for necessário.
   Porque, sinceramente, o que é que realizamos de fato enquanto estamos dormindo? Sim, sim, Duende, é quando o nosso corpo se regenera, quando nosso cérebro processa e guarda informações importantes do dia anterior e tudo isso que já estamos carecas de saber. Mas de verdade, o que é que nós realizamos de concreto enquanto deitamos, totalmente indefesos e expostos, durante 8 horas consecutivas em um quarto escuro, enquanto o mundo gira lá fora? Absolutamente nada.
   Minha teoria é que Deus fez dessa forma para que pudesse dar conta de resolver todos os nossos problemas. Humanos acordados dão tanto trabalho e demandam tamanha atenção que Ele teve que nos colocar para dormir, alternando-nos em grupos para que conseguisse dar conta do recado.
   É, parece que o tempo é mesmo curto para todo mundo. Até para Ele...

Dormir pra quê se a morte é um sono eterno?
   

Nenhum comentário: