Sim, sim. Tudo muito bom. Mas a verdadeira razão para quererem fazer isso é poder identificar cada usuário de forma a terminar com o anonimato na Internet, que foi justamente o que a tornou tão popular e eficiente. Ok, Duende. O tal anonimato pode trazer (e trás) problemas, como o fluxo de SPAM, esquemas de phishing, etc, etc. Mas existem outras formas de se combater esse tipo de coisa. A Internet não é um mundo convencional. E nem deve ser. Tem suas próprias regras, leis e convenções. Não estou dizendo que deve ser um caos sem regras. Mas não deve ser tratado pelas mesmas convenções do mundo "tradicional". E quem não está satisfeito com isso, pode simplesmente ficar fora dela. Ela é pública, aberta e (espera-se) democrática.
A iniciativa já conta com nomões da área, como Google, Microsoft, Novell, Oracle e PayPal, que óbviamente têm seus motivos (financeiros) para querer apoiar a idéia. Mas não se preocupem. Isso não vai passar. A comunidade "Internáutica", ao contrário do povo brasileiro, é extremamente ativa quando se trata de manifestações e protestos. Talvez o anonimato tenha algo a ver com isso...
De qualquer forma, medidas autoritárias deveriam ser sempre banidas. Olhem para a China para entender o que a censura e o autoritarismo podem fazer com o uso da tecnologia.
Sou velho de mais para censurar, mas suficientemente jovem para agir
-- Johann Goethe
Um comentário:
E como esse tipo de gente não faz nada que não seja para faturar, fico imaginando qual seria o golpe dessa vez e quanto essa Card Foundation iria ganhar com essa "proposta".
Parabéns, meu filho. Li esse e todos os outros artigos. Estão ótimos. Em frente!
Pai.
Postar um comentário